Olá, o assunto de hoje é queda de cabelo, queixa que leva muitos pacientes a procurarem o dermatologista.

Este é um assunto muito extenso e complexo dentro da dermatologia. Inicialmente devemos entender que existe uma queda fisiológica do cabelo, isto é, existe uma perda diária em torno de 100 (cem) fios de cabelos que ocorre com todas as pessoas saudáveis e que não leva a uma diminuição da quantidade total de cabelos, pois novos fios de cabelos estarão em fase de crescimento. Usamos o termo alopecia para nos referirmos a perda patológica de cabelos e/ou outros pelos corporais.

Quando falamos em doenças que levam a queda de cabelos podemos classificá-las de várias formas. Existem doenças nas quais a perda de cabelos é o principal sintoma e doenças nas quais a perda de cabelos faz parte de um grupo de sintomas secundários. Existem doenças nas quais a perda de cabelo pode ser revertida (alopecias não-cicatriciais) e doenças que a perda de cabelo é irreversível (alopecias cicatriciais).

Quando falamos em tratamento para queda de cabelo devemos entender que a queda de cabelo é um sintoma e o que devemos buscar é um tratamento para a doença, ou mais especificamente, um tratamento para o indivíduo. Algumas vezes os pacientes perguntam se determinado produto ou vitamina é bom para queda de cabelo. A resposta é: depende! Depende de qual é a doença que está levando o paciente a ter queda de cabelo, depende de fatores individuais, estado nutricional, tratamentos prévios e idade, entre outros.

A ciência que estuda pelos e cabelos e suas doenças relacionadas chama-se tricologia e é uma sub-área dentro de dermatologia. Porém não existe a especialidade médica Tricologista, pois a mesma não é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).