Hoje vamos falar um pouco de um assunto de extrema importância na dermatologia: Câncer de Pele. Quando falamos a palavra câncer (sinônimo de tumor maligno), estamos nos referindo a uma doença com potencial para espalhar-se para outros órgãos e levar o indivíduo ao óbito. Porém, cada câncer é uma doença diferente, isto é, câncer de pulmão, câncer de intestino, câncer hepático (fígado), câncer de pele e qualquer outro câncer são considerados doenças diferentes, cada um com seus fatores de risco, exames diagnósticos, tratamento e prognóstico. Ainda, quando falamos de câncer de pele, pulmão, intestino ou outro câncer, existem subtipos que podem ser muito diferentes dentro de um mesmo órgão e, portanto, apresentam tratamentos diferentes. Quando falamos em câncer de pele estamos nos referindo ao um grupo de mais de uma centena de diferentes tipos e subtipos, que são divididos basicamente em 2 grupos: melanoma e não-melanoma.

O câncer de pele é o mais comum entre os cânceres. A estimativa para o Brasil em 2016 é de mais de 170 mil novos casos (INCA). Felizmente o câncer de pele não ocupa a primeira posição em termos de mortes. Isso deve-se a alguns fatores, como: possibilidade de diagnóstico precoce quando feita  avaliação com dermatologista, tratamentos curativos para a maioria dos casos, baixa agressividade para os cânceres do grupo não-melanoma (que representam cerca de 95% dos casos, porém há exceções).

A prevenção ainda é o melhor tratamento! Quando falamos em câncer de pele o fator de risco mais importante é a exposição solar. De cara, ao diminuir a exposição ao sol, além de reduzir as chances de desenvolvimento de câncer de pele, reduzimos o envelhecimento precoce da pele e o surgimento de manchas.

Prevenção: este é um tema que sempre gera muitas dúvidas aos pacientes: qual protetor solar devo usar? todos os dias? só quando vou à praia? quantas vezes por dia? em todo o corpo? só no rosto? posso ficar exposto ao sol se passar o protetor? existem outras maneiras de me proteger? e como fica a minha vitamina D? com que frequência devo ir ao dermatologista para fazer um check-up? na minha família tivemos um caso de câncer de pele, corro um risco maior? Agende uma consulta para respondermos essas e outras dúvidas.

Previna-se! Cuidar da pele é cuidar da saúde.